Como despertar o desejo de compra em uma audiência?

O desejo de compra de uma pessoa surge quando ela sente a necessidade de algo. O desejo pode vir do interesse por roupas, utensílios domésticos, produtos de beleza, material para estudo, revistas interessantes, utensílios pessoais ou variados materiais para entretenimento.

Este desejo de comprar não necessariamente nasce da pura necessidade, mas está relacionado também à afinidade que a pessoa tem por determinado objeto. Certos produtos despertam o interesse por conta de suas cores, suas funcionalidades, sua forma, seu status no mercado, sua qualidade, dentre outras características.

Este desejo deve ser estudado pelo empreendedor que pretende colocar um produto no mercado e tem como meta o lucro monetário para si e a satisfação do cliente ao adquirir determinado conteúdo.

Primeiramente, deve-se analisar que tipo de produto está fazendo sucesso no mercado, o que o mercado busca, qual a concorrência que se tem e qual a chance de a novidade ser aceita pela audiência com a finalidade de conquistar uma boa clientela.

Estas questões devem ser analisadas pelo empreendedor porque, com a resposta, poderá ser descoberto o público-alvo.

 

O caminho inverso também pode ser realizado: se, por exemplo, tenho como público ideal adolescentes e mulheres vaidosas, poderei refletir sobre a venda de anéis, brincos e pulseiras para elas. Para ter conhecimento do que está virando tendência para o universo feminino, precisarei analisar se este tipo de conteúdo (anéis, brincos e pulseiras) está sendo valorizado pelo público, se é uma tendência a continuar sendo valorizada no mercado e a concorrência, dentre outros aspectos que devem ser analisados a fundo.

Como despertar o desejo de compra em uma audiência?

Ao se descobrir e, enfim, definir o conteúdo a ser vendido, é preciso colocar em circulação por meio de sites da internet, principalmente redes sociais (Blogs, Facebook, Twitter) e sites conceituados de busca (Google, Youtube, Mercado Livre).

Atualmente, as redes sociais têm sido o ambiente mais propício de quem pretende abrir novos negócios e vender produtos. Sempre deve haver propagandas pela internet com o intuito de formar uma rede de clientes que se interessam pelo conteúdo e que, após tê-lo adquirido, o indiquem a outros possíveis clientes.

É importante lembrar que, para se atingir uma grande audiência e despertar o desejo de comprar, as informações nas propagandas, artigos e vídeos deste conteúdo devem sempre condizer com o conteúdo em si. A confiança que o cliente tem no fornecedor é indispensável para que os interessados sintam-se inclinados a obter a novidade.

É preciso ter, também, um “jogo de cintura” para conquistar os interessados. Estabelecer uma relação com o cliente que se pauta apenas em vender rapidamente o produto pode não ter sempre um bom resultado.

Como foi explicitado anteriormente, muitas pessoas obtêm produtos por terem uma necessidade ou um íntimo desejo em tê-lo, mas, às vezes, o cliente precisa ser convencido pelo negociador a comprar o conteúdo. Portanto, falar sobre os benefícios que o produto acarreta, sua finalidade e funcionalidade é necessário para fechar negócio com a clientela.

No “jogo de cintura” está incluso não apenas o que tem de positivo no produto, mas também de negativo. O bom negociador sabe explicitar o que há de negativo no produto sem comprometer a venda, mas sim usar da sinceridade para conquistar a confiança e respeito dos clientes.

Quando as vendas estiverem altas, o empreendedor pode promover promoções de seu produto. As promoções atiçam a vontade de comprar do cliente e aumentam a chance do conteúdo ser comprado. É importantíssimo que, após a popularidade dos negócios no mercado, o empreendedor realize estas promoções, pois isto atrai cada vez mais novos clientes que poderiam ser dirigidos para a concorrência caso não houvesse a novidade em relação aos preços.