7 gatilhos mentais para seduzir a audiência

Os produtos digitais têm ganho fama entre os interessados em adquirir conteúdos pela internet. Isto ocorre pois, ao comprar na web, muitos benefícios são conquistados tanto pelo cliente quanto pelo vendedor.

Para os clientes, adquirir um produto pela internet é cômodo (o cliente pode estar em casa, no trabalho ou na rua), rápido (pois o pedido pode ser feito a qualquer momento) e com menor custo, dependendo do conteúdo.

Para o vendedor, vender um produto pela internet não custa caro (em questão de propaganda, economiza-se uma porcentagem significativa) e prático (o conteúdo chega com maior facilidade ao cliente).

Apesar da praticidade de se vender e obter o produto no mercado digital, o vendedor sente necessidade e ainda faz uso de gatilhos mentais em blogs, vídeos, artigos e banners sobre o conteúdo com o propósito de atrair possíveis clientes. Um dos gargalos enfrentados é como conseguir audiência para o produto.

Os gatilhos mentais são abordagens e estratégias utilizadas pelos negociantes nas propagandas e no momento de venda para que o cliente seja convencido a comprar o produto.

7 gatilhos mentais para seduzir a audiência

 

A autoridade

O gatilho da autoridade conquista clientes que são convencidos com maior facilidade ao tratar negócios com um especialista em vendas, conhecido por sua experiência no ramo.

Vê-se que o profissional utiliza argumentos consistentes quanto aos benefícios do produto, seu status no mercado, seu diferencial, suas formas de pagamento, dentre outras valiosas informações que fazem o cliente delirar pelo conteúdo a ser vendido.

Amostras grátis

Há clientes que são seduzidos pela amostra de um produto. Na internet, há disponibilidade de produtos, como apostila de estudo de Excel para os interessados em aprofundar os conhecimentos de informática. Mas esta disponibilidade do produto não é de 100%. O cliente consegue visualizar até 40% do conteúdo. Para obter o material integralmente, o interessado deve comprar o restante do produto.

A escassez

Outro gatilho mental muito utilizado em blogs e sites de busca é a escassez de produto. O interessado, ao imaginar que o conteúdo está acabando, sente-se atraído pela ideia de possuí-lo.

A segurança

No mercado digital, a segurança tem muita importância. O cliente, ao saber que existem vendedores realizando propaganda enganosa de produtos, sente insegurança ao comprar. Portanto, o negociante deve fazer propostas ao cliente (por exemplo: o dinheiro pode ser devolvido caso o produto seja defeituoso) de modo a transmitir segurança a ele.

A solução

O gatilho mental da solução apresenta resultados positivos nas vendas de produtos no mercado digital. A ideia de apresentar as soluções para os clientes faz com que o produto ganhe uma maior importância para o cotidiano do interessado.

Caso pretenda, por exemplo, vender um livro que ensina língua estrangeira, poderia argumentar com o possível cliente os seguintes tópicos: com a língua estrangeira ele pode viajar tranquilamente para o exterior e pode destacar-se em entrevistas de emprego.

A exclusividade

Os clientes gostam de se sentir exclusivos, em destaque. Um gatilho mental que conquista a clientela é o sentido de exclusividade que um produto proporciona.

A frase de efeito

Para tornar popular o produto a ser vendido, nada como criar uma rima que não sai da cabeça das pessoas. Uma frase de efeito faz o conteúdo ser lembrado, com frequência, pelos possíveis clientes. Assim, dificilmente os interessados se sentirão atraídos, pelo menos inicialmente, pela concorrência.

Cada gatilho mental é adequado para determinadas situações. A melhor estratégia a ser utilizada deve ser refletida pelo vendedor após analisar o produto que está vendendo, o público-alvo e características específicas dos indivíduos. Certas pessoas são convencidas com a ideia de exclusividade, outras são atraídas por especialistas, há indivíduos que são seduzidos pela escassez de um produto no mercado digital e há ainda quem não fecha negócio com o vendedor se não sentir plena segurança com ele.

Cabe ao vendedor observar os clientes de modo a utilizar as melhores estratégias que os convençam a comprar os produtos para benefício tanto do empreendimento quanto dos interessados.

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